Série "Pétalas"
Concertos de Música de Câmara
O Conservatório Carlos Gomes com sua “Série Pétalas” vem com o importante propósito de divulgar e difundir a música executada por pequenos grupos, também conhecida como Música de Câmara. Importante não só para a formação do músico, mas também dos ouvintes, a “Série Pétalas” consiste de apresentações que serão feitas em vários locais artísticos da cidade de Campinas, colaborando assim, com a divulgação da existência destes centros de arte para a população de Campinas.
A série recebe importantes nomes da música e grupos consagrados além dos músicos da Orquestra Conservatório Carlos e alunos dos Conservatório. Confira algumas das apresentações que já aconteceram:
23/08/23 – 19h – MIS – Grupos do Conservatório
08/09/23– 19h30 - Jockey Club - Sabutri'O – Piano, Clarinete e Cello
09/10/23 – 15h – Casa de Vidro – Quarteto Carlos Gomes
15/10/23 – 19h30 - Jockey Club – Quarteto Carlos Gomes
29/10/23 - 19h30 - Jockey Club – Quarteto da Cidade da São Paulo
04/11/23 - 19h30 - Jockey Club –Duo de Contrabaixos
16/11/23 - 19h30 - Jockey Club –Duo Piano e Cello - Alves/Hoefs
Alguns convidados:
Sabutri'O
Formado por três músicos de excelente experiência musical. Residentes em São Paulo e atuantes em diversos estados e países, este grupo estreou em Brasília em novembro de 2021 na série de concertos da Casa Thomas Jefferson. Em seu repertório o trio busca constantemente integrar a expressão da tradição mas também de trazer inovação, e unir esses dois conceitos com naturalidade, harmonia e leveza.
O Sabutri'O inclui em seu repertório peças de virtuosismo originalmente composta para esta formação, como trio de J. Brahms e trio Glinka, como também peças do nosso repertório brasileiro, inspirado tanto pela Semana de Arte Moderna com obras de H. Villa-Lobos quanto da música brasileira contemporânea com obras da compositora Francisca Aquino (1956-2019).
Quarteto Carlos Gomes
O Quarteto Carlos Gomes venceu o Premio Bravo 2018 na categoria melhor CD de Música Erudita.
O Quarteto Carlos Gomes tem como seu principal objetivo a divulgação da Música Brasileira, Latino Americana, a Música de nosso tempo, além do amplo repertório composto para este gênero. Composto por quatro dos mais importantes músicos do cenário nacional, o quarteto realiza um constante trabalho de pesquisa junto a bibliotecas e museus sobre material nunca gravado e muitas vezes nunca executado.
O quarteto é formado por Cláudio Cruz, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e vencedor do prêmio Grammy Awards, Adonhiran Reis, spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ, professor do Conservatório Brasileiro de Música e ex-spalla da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Gabriel Marin, violista da Orquestra Sinfônica da USP e por muitos anos primeira viola da Orquestra Sinfônica Brasileira, e Alceu Reis, que como primeiro violoncelo liderou as orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, e também foi vencedor do prêmio Grammy Awards.
O conjunto vêm surpreendendo o cenário musical e conquistando elogiosas críticas de seus pares. Apresentam-se em concertos em diversas cidades do país, e com a colaboração de importantes artistas como Jennifer Stumm e Antonio Meneses.