Música

Curso Livre de Instrumento e Canto

 

​O Curso Livre de Instrumento e Canto oferece aulas individuais (aulas práticas) – de erudito e/ou popular - e coletivas (aulas teóricas).

Público: a partir dos 5 anos.

Aulas Práticas: são agendadas de acordo com as disponibilidades do aluno x professor x sala de aula.

Aulas Teóricas: de acordo com a disponibilidade da escola.

No Curso Livre o aluno pode iniciar ou aprimorar seus conhecimentos Musicais. O Curso oferece aulas individuais (aulas práticas) – de erudito e/ou popular - e coletivas (aulas teóricas). Além do curso de canto, faz parte da grade os seguintes instrumentos: acordeon, bandolim, bangô, bateria, bombardino, cajon, cavaquinho, contrabaixo elétrico e acústico, clarinete, eufônio, fagote, flauta doce e transversal, flautim, gaita, guitarra, harpa, oboé, órgão, pandeiro, piano, sax, trombone, trompete, tuba, viola caipira, violão 7 cordas, violino, violoncelo, violão, ukelelê, entre outros. O Conservatório Carlos Gomes conta com profissionais gabaritados e com larga experiência na área.

Curso Preparatório de Instrumento ou Canto

Público: Pessoas interessadas no Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical ou Canto, como também, vestibular.

Neste curso, serão abordados os conteúdos teóricos referentes aos 3 anos do curso livre (básicos 1,2 e 3 em um ano), como também, a parte prática. Necessário já ter algum conhecimento em teoria e prática (instrumento ou canto). Para ingressar será necessária uma avaliação por meio de aula experimental, agendada antecipadamente.

O aluno receberá Certificado.

Horários: Entrar em contato com a secretaria.

Musica3.png
Instrumentos2.png
Camerata Carlos Gomes

 

Grupo composto por alunos e ex-alunos da escola e orientada pelo professor Raoni Peres, com repertório que abrange do clássico ao popular. Dos compositores do século XVII até a atualidade, como os Beatles e Adoniran Barbosa. Também tem atuado no resgate de obras para piano do compositor campineiro Carlos Gomes. A Camerata Carlos Gomes é composta por flautas, violinos, violão e piano.

Um dos objetivos principais é tocar diferentes estilos, valorizando a versatilidade musical de todos os componentes, enriquecendo o vocabulário musical.

Camerata Guarani de Cordas

Tem como objetivo, oferecer oportunidade aos alunos do Conservatório Carlos Gomes de cordas dedilhadas, de trabalhar diversos gêneros (popular e erudito) no contexto do violão coletivo.

Coro Adulto de Câmara

Fundado em 2016, tem como objetivo, incentivar os alunos, estudantes de música e amantes do canto, a desenvolver atividades de estudo e pesquisa sobre a diversidade da Cultura Musical, das manifestações e dos repertórios regionais, fortalecendo a identidade regional do Coral. Realiza atividades junto às comunidades acadêmicas e locais, além de concertos itinerantes na sede do Conservatório. Está sob a Regência de Leandro Gouveia.

Musica.png
MECCA - Coral dos Meninos Cantores de Campinas

 

Fundado em 1991, o Coral Meninos Cantores de Campinas é uma Instituição permanente do Conservatório Carlos Gomes, filiado às Federações Nacional e Internacional de Pueri Cantores, desde 1994. Ótima oportunidade para iniciação no universo artístico.

Corpo docente: Thaís Costalonga (regente assistente), Flávia Cavalcanti (pianista co-repetidora) e Leandro Gouveia (maestro).

Audições

O Conservatório Carlos Gomes oferece oportunidade aos alunos dos cursos livres de canto e instrumento de apresentarem suas peças ao público, dentro da sede.

Musica2.png
Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical ou Canto

O Curso Técnico em Música do Conservatório Carlos Gomes existe desde 1983 e tem seu diploma reconhecido pelo MEC. Possui em sua grade as matérias bases preparatórias para que o estudante de música (instrumento ou canto), que pretende entrar para o mercado de trabalho, se profissionalize tanto na música erudita quanto na música popular. A grade curricular, os professores qualificados, o diploma e toda a atmosfera artística do Conservatório Carlos Gomes garantirá que o futuro do aluno seja promissor. Durante o curso o aluno poderá participar de orquestras, grupos de câmera, corais e recitais aprimorando assim a sua performance. Após a conclusão do curso, o aluno receberá o diploma estando apto a exercer a profissão formalmente, dar aulas em escolas ou ainda estar totalmente preparado para ingressar na Universidade.

Saiba mais!

Instrumentos.png
Musicalização para Bebês, Pré-Iniciação Artística, Iniciação Artística,Vocacional para crianças

Estimula a criança a vivenciar a expressão musical e a produção vocal, além de construir possibilidades sonoras a partir de objetos cotidianos. Desenvolvendo a capacidade de concentração, atenção e raciocínio, o aluno irá aprender: com a música em estruturas de som, movimento e criatividade; interagir em atividades musicais coletivas; ampliar o repertório de mundo nos aspectos sonoro-musicais; conhecer e reconhecer instrumentos de percussão; respeitar regras e conhecer limites; desenvolver trabalhas artísticos, entre outras atividades.

Saiba mais!