top of page

Rafael Cesario estreia obra de Arthur Barbosa no Brasil

O renomado compositor, maestro e violinista brasileiro Arthur Barbosa apresenta seu novo trabalho composicional em recital de estreia brasileira. A obra em questão é um compilado de 6 suítes (coletâneas) musicais para violoncelo solo dedicadas à América Latina, seus ritmos e seu folclore. A ideia primordial com esta obra é continuar um trabalho de décadas de estudo sobre a música da América Latina e salientar sua diversificada gama de ritmos e cores musicais numa obra para violoncelo solo que abranja o mais representativamente possível toda esta diversidade.

A obra não tem a intenção de ser literal na abordagem de cada ritmo e é um compilado em seis capítulos dos tantos ritmos existentes na região, até por que talvez seja quase impossível catalogar toda sua totalidade, mas tenta representar essa diversidade representada pelo violoncelo solo. Cada Partita tem três movimentos e foram nomeadas cada uma com um ecossistema da América Latina, para poder assim agrupar por regiões OS RITMOS ABORDADOS, sendo estes biomas, PAMPA, CAATINGA, ANDES, FLORESTA AMAZÔNICA, CARIBE E CHAPARRAL.

Para parceiro nesta empreitada, o compositor conta com o primoroso aporte do violoncelista Rafael Cesário como intérprete. Rafael é também um reconhecido músico brasileiro, integrante do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, e um solista internacional atuante no cenário musical atual. A escolha do intérprete não foi casual, mas pelo mérito de Rafael Cesário ter uma importância no quadro do violoncelo brasileiro atual e também por sua fluidez genial entre os limites do “erudito-popular”, trazendo assim a este trabalho um frescor da música popular atual com toda a técnica e rebuscamento do erudito.

A estreia mundial dessas obras se deu no Chile, na cidade de Concepción, em julho deste ano de 2023 na ocasião das “Jornadas Musicais”, um festival internacional que acolhe jovens músicos da região e de outros países e agora se dará a estreia brasileira no conservatório Carlos Gomes em Campinas, no sábado 7 de outubro, às 15 horas, nas dependências do próprio conservatório.




30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page