top of page

Masterclass de Piano

A solista e camerista Maria José Carrasqueira participa de Masterclass em Campinas

Uma das principais pianistas do Brasil, Maria José Carrasqueira compartilhará seus conhecimentos musicais em Campinas, neste sábado. Ela é a segunda convidada da série Masterclass do Conservatório Carlos Gomes, desde a retomada das atividades presenciais com o afrouxamento das restrições impostas pela pandemia de Covid. A aula, marcada para as 14h, é destinada a alunos do próprio conservatório e musicistas interessados em novos aprendizados, além de amantes da música, que podem participar como ouvintes. Mas é preciso se apressar, já que as vagas são limitadas.


Natural de Itu, Maria José Carrasqueira iniciou os estudos no piano aos 5 anos de idade, em São Paulo. Dona de uma sólida carreira internacional, ela lecionou piano e música de câmara em instituições paulistas, como a Universidade de Campinas (Unicamp), a Escola Superior de Música Santa Marcelina e a Universidade São Judas Tadeu, além de ministrar cursos em universidades dos Estados Unidos, como a Harvard, e a Berklee College of Music.


“Minha expectativa para essa masterclass é muito grande, já que eu gosto demais de trabalhar com jovens estudantes de música. E Campinas é um celeiro de artistas, uma cidade com potencial cultural grande, uma história musical muito rica, então eu vejo Campinas como uma grande capital da cultura no mapa brasileiro”, diz Maria José Carrasqueira.


“Não é simplesmente uma pianista maravilhosa, excelente professora, pedagoga, camerista e solista que está vindo, mas também uma pessoa que tem forte ligação com o Conservatório Carlos Gomes”, diz Lara Ziggiatti Monteiro, porta-voz da escola. “Ela é filha de um grande professor de flauta que tivemos, o João Dias Carrasqueira, que vinha de São Paulo todas as semanas para dar aulas a nossos alunos, e que nesse tempo todo construiu uma linda escola de músicos aqui dentro”, afirma.


“Minha relação com o Conservatório é de paixão, amor, amizade. Conheço a escola há muitos anos, por causa do meu pai. Ele sempre teve uma relação profissional de afeto pela escola e pelos alunos ao longo dos anos. É uma fonte de produção artística muito importante para Campinas”, conta a pianista. “Toda essa vivência que a escola oferece para os alunos é importantíssima”, finaliza Maria José Carrrasqueira.


Experiência


O diretor-artístico do Conservatório, Silas Simões, diz que a série de Masterclasses desenvolvidas pela escola preenche uma lacuna na cidade. “O Conservatório Carlos Gomes sempre cumpriu essa missão de trazer artistas de renome para Campinas, e nós estamos muito felizes de poder retomar essa atividade. Com o primeiro evento que tivemos em outubro, com o violinista Davi Graton, nós percebemos o quanto fez falta esse tipo de aula para os músicos da cidade e da região”, diz.


Na masterclass desse sábado, a pianista contará um pouco de sua trajetória na música, apresentará suas técnicas e abordará temas relevantes para que os alunos possam se desenvolver no piano. Serão duas categorias: iniciantes e intermediários, das 14h às 16h, e intermediários e avançados, das 16h às 18h. O evento reserva ainda um momento para audições dos participantes.


A Masterclass com Maria José Carrasqueira acontece neste sábado (20/11), a partir das 14h, e as inscrições variam de R$ 20 a R$ 50, com possibilidade de participação presencial e online. O telefone para garantir seu lugar e ter mais informações sobre o evento é o (19) 99827-1927. O Conservatório Carlos Gomes está situado à Rua José Freitas Amorim, 155, Jd. Santa Cândida, Campinas.



160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page