top of page

Apresentação “Pequenos Contos Sonoros” do artista Ricardo Botter Maio



Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, promove show “Pequenos Contos Sonoros”, do artista Ricardo Botter Maio, neste sábado, em celebração ao Dia das Crianças



O instrumentista e compositor Ricardo Botter Maio volta a se apresentar, gratuitamente, no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, neste sábado (9), a partir das 16h30, em razão do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A apresentação marca, também, o retorno dos eventos presenciais da escola, após autorização do Governo do Estado de São Paulo, com base nos números da pandemia de Covid-19. O evento acontecerá em área aberta do conservatório, respeitando os protocolos de segurança, com capacidade reduzida, distanciamento social e aferição de temperatura na entrada.


Para fazer o seu som, Ricardo Botter Maio reaproveita os mais diversos materiais, desde tubos de PVC, até tampinhas de garrafa pet, passando por cilindros de metal, porcelanatos e caixas de isopor, entre outros. A instalação, com 12 sessões diferentes, desperta a curiosidade da criançada em busca da batida perfeita. Mas o projeto não se resume apenas à percussão. As peças também oferecem possibilidades sonoras de sopro, cordas e teclados. “Comecei o projeto em 2005, utilizando os materiais que eu tinha à disposição para ministrar aulas. Mas a ideia cresceu com o tempo e tomou conta do quintal de casa. Hoje, guardo a maior parte do material aqui no Conservatório Carlos Gomes”, diz Botter Maio, que ressalta ainda o contato com os sons da natureza.


O processo de montagem e desmontagem leva cerca de duas horas. “É algo trabalhoso e complexo, mas eu adoro. Tenho a intenção de deixá-lo menor para facilitar o transporte para algumas apresentações, mas, nesse próximo show, vou usar todos os meus instrumentos”, afirma.


Para a porta-voz do Conservatório Carlos Gomes, Lara Ziggiatti Monteiro, a sonoridade pode ser encontrada em diversas formas e objetos, e a música de Ricardo Botter Maio é a prova disso. “Aqui no Conservatório, nós buscamos a excelência em todas as frentes, seja na música, nas artes plásticas, no teatro ou na dança. Mostrar essas possibilidades para nossas crianças e para a comunidade em geral faz parte do processo de criação de uma nova geração de artistas”, diz a musicista, lembrando das dificuldades enfrentadas pelos artistas durante a pandemia. “Nós vimos que a população conseguiu superar esse período de crise sanitária sem as coisas materiais, mas o momento de refúgio sempre foi por meio da arte, da música, da cultura. É isso que precisamos dar valor daqui para a frente”, afirma.


Ao final da apresentação, as crianças também poderão experimentar os instrumentos e buscar sua própria sonoridade. O Conservatório Carlos Gomes está localizado na Rua José Freitas Amorim, 155, no Jardim Santa Cândida, em Campinas.



Sobre o Conservatório Carlos Gomes


O maestro campineiro Antônio Carlos Gomes tinha o sonho de construir, em sua cidade natal, um conservatório de música. Foi em sua homenagem que Catharina Ziggiatti inaugurou essa escola, em 1927, e a entregou a seu filho, Miguel Ziggiatti. Ele esteve à frente do projeto por 35 anos, e depois passou a direção à sua sobrinha, Léa Ziggiatti, que a mantém até hoje. O Conservatório segue como um dos principais pontos de cultura e arte de Campinas, com estruturas fixas, como o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, Orquestras, Conjuntos de Câmara, grupos infantis e juvenis de teatro e de dança.



Vídeo: Teaser da apresentação “Pequenos Contos Sonoros”



Serviço:


Apresentação “Pequenos Contos Sonoros”, de Ricardo Botter Maio

Entrada gratuita

Local: Conservatório Carlos Gomes. Rua José Freitas Amorim, 155, Jd. Santa Cândida, Campinas

Horário: 16h30

Telefone para informações: (19) 3253-0375

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page