Apresentação “Pequenos Contos Sonoros” do artista Ricardo Botter Maio
- financeiro648
- 7 de out. de 2021
- 3 min de leitura


Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, promove show “Pequenos Contos Sonoros”, do artista Ricardo Botter Maio, neste sábado, em celebração ao Dia das Crianças
O instrumentista e compositor Ricardo Botter Maio volta a se apresentar, gratuitamente, no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, neste sábado (9), a partir das 16h30, em razão do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A apresentação marca, também, o retorno dos eventos presenciais da escola, após autorização do Governo do Estado de São Paulo, com base nos números da pandemia de Covid-19. O evento acontecerá em área aberta do conservatório, respeitando os protocolos de segurança, com capacidade reduzida, distanciamento social e aferição de temperatura na entrada.
Para fazer o seu som, Ricardo Botter Maio reaproveita os mais diversos materiais, desde tubos de PVC, até tampinhas de garrafa pet, passando por cilindros de metal, porcelanatos e caixas de isopor, entre outros. A instalação, com 12 sessões diferentes, desperta a curiosidade da criançada em busca da batida perfeita. Mas o projeto não se resume apenas à percussão. As peças também oferecem possibilidades sonoras de sopro, cordas e teclados. “Comecei o projeto em 2005, utilizando os materiais que eu tinha à disposição para ministrar aulas. Mas a ideia cresceu com o tempo e tomou conta do quintal de casa. Hoje, guardo a maior parte do material aqui no Conservatório Carlos Gomes”, diz Botter Maio, que ressalta ainda o contato com os sons da natureza.

O processo de montagem e desmontagem leva cerca de duas horas. “É algo trabalhoso e complexo, mas eu adoro. Tenho a intenção de deixá-lo menor para facilitar o transporte para algumas apresentações, mas, nesse próximo show, vou usar todos os meus instrumentos”, afirma.
Para a porta-voz do Conservatório Carlos Gomes, Lara Ziggiatti Monteiro, a sonoridade pode ser encontrada em diversas formas e objetos, e a música de Ricardo Botter Maio é a prova disso. “Aqui no Conservatório, nós buscamos a excelência em todas as frentes, seja na música, nas artes plásticas, no teatro ou na dança. Mostrar essas possibilidades para nossas crianças e para a comunidade em geral faz parte do processo de criação de uma nova geração de artistas”, diz a musicista, lembrando das dificuldades enfrentadas pelos artistas durante a pandemia. “Nós vimos que a população conseguiu superar esse período de crise sanitária sem as coisas materiais, mas o momento de refúgio sempre foi por meio da arte, da música, da cultura. É isso que precisamos dar valor daqui para a frente”, afirma.
Ao final da apresentação, as crianças também poderão experimentar os instrumentos e buscar sua própria sonoridade. O Conservatório Carlos Gomes está localizado na Rua José Freitas Amorim, 155, no Jardim Santa Cândida, em Campinas.
Sobre o Conservatório Carlos Gomes
O maestro campineiro Antônio Carlos Gomes tinha o sonho de construir, em sua cidade natal, um conservatório de música. Foi em sua homenagem que Catharina Ziggiatti inaugurou essa escola, em 1927, e a entregou a seu filho, Miguel Ziggiatti. Ele esteve à frente do projeto por 35 anos, e depois passou a direção à sua sobrinha, Léa Ziggiatti, que a mantém até hoje. O Conservatório segue como um dos principais pontos de cultura e arte de Campinas, com estruturas fixas, como o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, Orquestras, Conjuntos de Câmara, grupos infantis e juvenis de teatro e de dança.
Vídeo: Teaser da apresentação “Pequenos Contos Sonoros”
Serviço:
Apresentação “Pequenos Contos Sonoros”, de Ricardo Botter Maio
Entrada gratuita
Local: Conservatório Carlos Gomes. Rua José Freitas Amorim, 155, Jd. Santa Cândida, Campinas
Horário: 16h30
Telefone para informações: (19) 3253-0375
Comments