Orquestra em Cartões-Postais

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta em praças de Campinas; veja a lista de locais
O projeto "Orquestra em Cartões-Postais de Campinas" vai apresentar a partir de segunda-feira (13) as obras de compositores clássicos, como Vivaldi e Mozart, em praças e lugares famosos da cidade. Os concertos acontecem até julho (veja abaixo).
A proposta é que os campineiros conheçam e valorizem a arquitetura e a história de locais que são considerados "cartões-postais" da cidade, como os largos do Rosário, da Estação Cultura e das Andorinhas, a Praça Carlos Gomes e a Torre do Castelo.
DATAS E OBRAS
As apresentações ao ar livre da Orquestra Conservatório Carlos Gomes acontecem principalmente às segundas-feiras entre 13 de junho e 11 de julho, a partir de 17h. Em julho, duas apresentações acontecem também em dois finais de semana.
O repertório terá o acompanhamento do Coral dos Meninos Cantores e das solistas Thaís Costalonga, Marina Gabetta e Joyce Martins, que se revezarão nos shows. Os concertos gratuitos com 40 minutos de duração terão as seguintes composições:
- Mozart (Serenata)
- Vivaldi (Primavera)
- Carlos Gomes (Quem Sabe)
- Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil)
- César Guerra-Peixe (Mourão)
- Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira)
O PROJETO
Violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, Evandro Ziggiatti, afirma que a ideia é conduzir o público em uma viagem pelas características sobre a arquitetura e os fatos históricos dos locais dos concertos.
"É uma oportunidade de o público ouvir música e aprender um pouco mais sobre aquele espaço que frequenta e talvez não saiba o peso histórico e cultural", afirma.
Uma das idealizadoras, a violoncelista Lara Ziggiatti valoriza a experiência. "Queremos valorizar a cultura e os espaços históricos ao som de boa música e levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente", defende.
A Orquestra do Conservatório Carlos Gomes tem 35 integrantes e é coordenada pelo violinista Silas Simões. O projeto, financiado pelo ProAC, prevê ainda o registro das apresentações por fotógrafos convidados, além de uma exposição.
LOCAIS DOS CONCERTOS

Links de matérias relacionadas: